Tártaro

O tártaro, ou também conhecido como “cálculo”, é uma placa bacteriana que endurece sobre a superfície dos dentes. O tártaro também se forma sob a gengiva e acabar irritando os tecidos gengivais. Esse acumulo de tártaro acaba dando um espaço maior e propício para o crescimento da placa bacteriana, o que acaba agravando o problema, causando gengivite e cáries.

O tártaro além de ser um problema de saúde dos dentes e gengiva, ele também é um problema estético. Essa substância porosa que fica grudada nos dentes acaba absorvendo as manchas com mais facilidade. Pessoas fumantes e pessoas que tomam chá ou café, são ainda mais vulneráveis para as manchas causadas pelo tártaro.

 

Diferente da placa bacteriana (uma película incolor), o tártaro é uma formação mineral que é facilmente visível. O sinal mais comum é uma cor amarela ou marrom nos dentes na região da margem gengival. Somente o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

Somente uma escovação correta, com auxílio de um creme dental antitártaro e o uso de fio dental podem reduzir a formação da placa e do tártaro. Somente um dentista pode remover o tártaro já formado nos dentes, esse processo é conhecido como “raspagem”.


Comentários