Sinais e Sintomas do Bruxismo

Se quando você acorda e os músculos da sua mandíbula estiverem doloridos ou com dor de cabeça, isso pode indicar que você está sofrendo de bruxismo. O bruxismo nada mais é do que um ranger ou um forte apertar dos dentes, isso pode deixar seus dentes doloridos, soltos e deixar os dentes desgastados. Com o passar do tempo o bruxismo pode acabar destruindo o osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O bruxismo também pode causar problemas envolvendo a articulação da mandíbula, como por exemplo síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Em muitas pessoas o bruxismo é um hábito inconsciente. Algumas dessas pessoas só percebem o problema quando alguém o vê dormindo e comenta sobre o som do ranger dos dentes. Já em outras pessoas, elas percebem ao fazer um exame dental e seu dentista percebe o desgaste dos dentes ou as rachaduras no esmalte dos dentes.

Outros sinais que podem indicar o bruxismo é dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista pode lhe ajudar a checar se essas dores são causadas pelo bruxismo através de um diagnóstico preciso.

Para cada caso de bruxismo existe um tratamento, e só seu dentista pode lhe recomendar qual procedimento deve ser tomado, o dentista pode sugerir:

• O uso de um protetor bucal feito sob medida enquanto dorme. O protetor se encaixa nos dentes superiores e protege de se triturarem com os dentes inferiores. Este método só é uma maneira de evitar o desgaste dos dentes, mas não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão do seu cotidiano pode ser uma causa do bruxismo, tudo que reduza a tensão, acaba contribuindo para evitar – ler um livro, ouvir música, tomar banho ou fazer um passeio. Aplicar uma toalha morna no lado da sua face pode ajudar a relaxar os músculos doloridos devida à pressão exercida.
  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.