O que é gengivite?

O que é gengivite?

É o estágio inicial de uma doença da gengiva comum em todo o mundo, e é uma doença fácil de ser tratada. A causadora dessa doença é a placa (película de bactérias que se forma constantemente na gengiva e nos dentes).

A escovação e o uso de fio-dental diários eliminam a placa, se ela não for removida, a placa irá produzir toxinas que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. No inicio da doença os danos podem ser restaurados, caso o osso e o tecido que segura os dentes ainda não foram atingidos. Se a gengivite não for tratada, pode evoluir para uma periodontite e causar danos irreversíveis aos dentes.

Como sei que tenho gengivite?

Gengiva vermelha, inchada e sensível (podendo até sangrar durante a escovação) são os sintomas mais comuns da gengivite. A retração da gengiva (deixando os dentes com uma aparência mais alongada) é outro sintoma. Restos de comida e placa podem se acumular entre os dentes por causa de bolsas formadas pela gengivite. Mesmo que a doença não esteja em estado avançado, algumas pessoas têm maus hálito ou sentem gosto ruim na boca.

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é muito importante. A limpeza profissional também é muito importante, uma vez que a placa se acumula se tornando o tártaro, só dentistas podem removê-la. Alimentação correta garantindo a nutrição necessária, evitar cigarros também ajudam a prevenir o problema.


Comentários