Mau Hálito (Halitose)

Halitose nada mais é que o “mau hálito”, um problema enfrentado por muitas pessoas eventualmente. Aproximadamente 40% da população sofrerá ou sofre de halitose crônica em algum momento da sua vida.

Existem muitas causas da halitose, incluindo:

• Má higiene bucal (escovação inadequada ou até mesmo a falta dela, e a falta do uso do fio dental);
  • Ingestão de alimentos como, cebola ou alho;
  • Gengivite;
  • Boca seca;
  • Tabaco e produtos alcoólicos;
  • Doenças sistêmicas, como diabetes, câncer, problemas nos rins e fígados.

Como saber se estou com mau hálito?

As melhores formas de saber se você tem mau hálito é perguntar para alguém como está seu hálito. Você também pode saber se tem mau hálito cobrindo sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Durante a manhã (quando acordamos) é mais comum que as pessoas terem mau hálito, porque muitas pessoas tem uma menor produção de saliva durante a noite, permitindo assim que os ácidos e outras substâncias se deteriorem na boca. Escovar bem os dentes e usar fio dental antes e depois de dormir, ajuda a eliminar o mau hálito matinal.

Como prevenir o mau hálito durante o dia:

• Evitar alimentos que causam mau hálito;
  • Escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia;
  • Uso de fio dental após as escovações;
  • Escovar a língua;
  • Para quem usa, remover a dentadura antes de dormir, e limpar bem antes de usar novamente;
  • Visitar constantemente seu dentista para fazer uma revisão e limpeza completa dos dentes.

Caso o mau hálito persista, você deve consultar um dentista, pois isso pode indicar um problema mais sério. Somente o dentista poderá dizer o problema que está causando o mau hálito.