Cárie

A cárie é a deterioração do dente. Essa deterioração é influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que come, como cuida dos dentes, a presença do flúor no creme dental. A hereditariedade também influencia na predisposição de seus dentes se deteriorarem.

É mais comum que as crianças tenham cáries, mas adultos também estão sujeitos a terem cáries.

Existem três tipos de cáries:

• Cárie de raiz. Este tipo de cárie é o mais comum entre os adultos maiores, que são mais propensos a sofrer retração das gengivas. Ocorre na superfície das raízes dos dentes.
  • Cárie por fossas e fissuras. Este tipo de cárie ocorre nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores. É possível preveni-lo por meio da escovação; no entanto, se você não for constante na sua higiene bucal, este tipo de deterioração pode piorar rapidamente.
  • Cárie na superfície lisa. Este tipo de cárie ocorre na superfície plana exterior dos dentes quando as bactérias não se eliminam e a placa se acumula. Esse é o tipo menos sério e pode ser tratado do fluoreto. Também é útil você saber esse tipo de cárie pode ser combatida com o uso regular e apropriado do fio dental.

A cárie nos adultos é geralmente causada pela xerostomia (boca seca), doença causada pela falta de saliva na boca.

Caso a cárie não for tratada ele pode constituir um sério problema, ela pode destruir seu dente e atingir o nervo (polpa), resultando em um abscesso, infecção na ponta da raiz. O abscesso só pode ser tratado através de cirurgia, tratamento de canal ou remoção do dente.

Como eu sei se estou com cárie?

Somente um dentista pode dar a certeza que você tem uma cárie. A cárie se desenvolve sob a superfície do dente, onde você não consegue vê-la.

Como evitar a cárie?

• Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, uso de fio dental diariamente.
  • Visitar um dentista regularmente.
  • Utilizar produtos de higiene bucal com flúor (creme dental, enxaguante).
  • Adotar uma dieta com pouco açúcar e amido.
  • Beber água com flúor.